terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Programa "Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia" (EMC&T)

As carreiras técnica e científicas têm muitas oportunidades a oferecer para meninas, e meninas têm muito a oferecer à ciência e à tecnologia. Infelizmente, a maioria das meninas não considera uma carreira nestes campos onde a presença do sexo feminino é muito reduzida. O problema começa cedo, com a sociedade incentivando as meninas a se interessarem mais por assuntos ditos "femininos" do que "masculinos". Na infância, a maioria das meninas não foi encorajada a brincar com ferramentas nem a construir com blocos. Os LEGOS, por exemplo, brinquedos de excelente qualidade lúdica e educacional, têm seus temas prioritariamente voltados ao universo masculino. Quando no ensino fundamental ou médio, mesmo se as meninas se saem bem em disciplinas como matemática e ciências, a maioria não opta por carreiras na área de ciências exatas, por associá-las a carreiras masculinas. Mas o problema não é com as meninas. Um exemplo claro de que a tecnologia é projetada em sua maioria pelo sexo masculino para o sexo masculino pode ser visto através dos jogos de computadores. Sem sombra de dúvidas, a maioria deles é projetada para meninos.

Para tentar reverter esta situação um programa somente para meninas foi criado e é uma das atividades obrigatórias das escolas participantes no projeto ENGFUT. Este programa tem como objetivo introduzir as meninas a diferentes aplicações tecnológicas, conceitos e problemas reais de ciência e engenharia com o objetivo de encorajá-las a considerar carreiras nos campos científicos e tecnológicos. As pesquisadoras envolvidas neste projeto pretendem conversar com meninas de diferentes escolas de ensino médio a fim de determinar que tipo de projeto pode interessá-las. Pretendemos submeter as meninas à todas as oficinas que serão oferecidas por este projeto, em grupos mistos, mas também em grupos exclusivos de meninas. Estas oficinas exclusivas para meninas deverão contar com monitoras escolhidas entre as alunas dos cursos de engenharia da UCS. Também pretendemos promover palestras e mini-cursos com cientistas e engenheiras de renome nacional e internacional que possam servir de modelos para as meninas. Estas atividades ocorrerão ao longo de todo o desenvolvimento do projeto.

3 comentários:

  1. Nossa o blog ficou muito legal!
    E eu espero que com o Engfut eu consiga aprender cada vez mais, crescer e me decidir se quero mesmo fazer Engenharia quimica.
    O Engfut foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida! =]

    Abraço Andressa!

    ResponderExcluir
  2. Eu to achando que o Engfut ta sendo muito legal ta dando de aproveita bem as oficinas.
    Os professores são ótimos o curso é tudo de bom... E espero que com esse projeto eu possa me decidir se eu quero ou fazer mesmo faze engenharia (8'

    Abraço Alessandra

    ResponderExcluir
  3. "Dicroísmo (do grego dichroos, bicolor) é a propriedade, que alguns materiais têm, de dividir um feixe de luz em dois feixes de comprimentos de onda (cores) diferentes. Tal propriedade é usada em filtros e espelhos para diversas aplicações.

    Uma lâmpada dicróica comum é uma lâmpada halógena com um refletor de algum material dicróico, que reflete a parte visível da radiação e absorve a parte infravermelha.

    Desde que ela normalmente fica embutida em forros ou similares, é reduzida a emissão de calor para o ambiente iluminado."

    Qualquer coisa que estiver errado sobre a pesquisa é só corrigir. Lembrei que tu Valquíria pediu. =]

    Abraçoo Andressa

    ResponderExcluir